segunda-feira, 27 de maio de 2013

"Vende o que tens e segue-me." - O que te prende?

“Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: ‘(...) Se queres entrar na vida eterna, observa os mandamentos’. ‘Quais?’ perguntou ele. Jesus respondeu: ‘Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo." (Mt 19,16-19)

Vemos aí que para ter a vida eterna, precisamos seguir seus mandamentos. Ok... Até aí estava "tranquilo" para o jovem que fez a pergunta, pois ele continuou: (...)Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! (Mt 19, 20-21)


Vamos observar nesta parte que para ter a vida eterna, para sermos santos, não basta seguir os mandamentos por si só... é preciso mais... como diz uma pregação do Pe. Paulo Ricardo: "Não basta fazer o PHN (por hoje não vou mais pecar) " Jesus nos pede mais, Jesus nos pede aquilo que nos é necessário para obter a salvação, nos pede o que nos falta, nos pede o diferencial... é aí que vemos quem está disposto a ser verdadeiramente de Jesus... continuando: Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens. (Mt 19, 22)

Eu pergunto: o que nos prende? "Vende teus bens" diz Jesus... os bens aqui não se trata somente do dinheiro, não se trata de viver debaixo da ponte ou algo parecido... Deus nos deu os bens necessários e não é pecado tê-los... a questão é: quão apegado ao mundo você está a ponto de não fazer aquilo que Deus te manda, a ponto de não seguir sua vocação por medo, a ponto de não ter coragem de fazer aquilo que Jesus te pede?

Quando você diz que ama a Deus de todo teu coração, será que é isso mesmo que acontece? Ou você o ama apenas porque até hoje só ouviu o que você queria ouvir? E quando Ele te pede algo a mais? Como você reage? O que você faz? Ou não faz?

"Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24)

Renuncie-se a si mesmo, vende tudo o que tens, renuncia o mundo ... essa é a cruz! Isso não é fácil, mas e o sangue de Cristo derramado na Cruz por amor? 

Somos cristãos, somos católicos, temos que fazer tudo por Jesus e, não só isso, temos que renunciar tudo por Ele... Como diz são João da Cruz: "Dar tudo pelo tudo.” ou São Francisco de Assis: "Quem a tudo renunciatudo receberá."

Se queremos ser de Jesus, se queremos consagrar nossa vida a Ele e a sua Mãe Maria Santíssima devemos dar tudo, devemos nos desapegar do mundo, devemos confiar nossa vida Àquele que tudo deu por nós.

Medo? todos temos, mas o amor a Jesus Cristo tem que ser maior que isso! Entregue seus medos à Maria, entregue sua vocação, sua vida, seus bens e faça como Ela: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38)

(...)Quem poderá então salvar-se?
 Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível. (Mt 19, 26)

 " Se contra a ordem de Deus deseja os bens presentes e terrenos, perderá os celestiais e eternos.”  
(Imitação de Cristo)


Salve Maria!



Nenhum comentário:

Postar um comentário