sábado, 6 de outubro de 2012
terça-feira, 25 de setembro de 2012
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Acordo judicial derruba festa "M.I.S.S.A."
A Associação Arquidiocesana Tarde com Maria conseguiu celebrar acordo judicial com a Cinco Entretenimentos, grupo que realizava as festas denominadas “M.I.S.S.A.”. A partir de agora, o substantivo “missa” não pode ser usado nos eventos produzidos, assim como não pode haver a utilização de indumentária e símbolos católicos nas citadas festas.
Conforme o acordo, a Cinco Entretenimentos “obriga-se, definitivamente, a nunca mais promover, nesta cidade ou em qualquer outro ponto do território nacional, qualquer evento que se identifique pelo substantivo “missa”, ou no qual se utilize essa palavra, de modo a associar o espetáculo à principal celebração da liturgia da Igreja Católica Apostólica Romana”.
Em eventos, materiais publicitários ou shows “qualquer indumentária, dístico, palavra ou verso, símbolo, letra, coreografias, foto, músicas ou outro elemento de qualquer natureza, que possa de algum modo associar a ação à mesma Igreja ou a seus sacerdotes, templos, livros, objetos de culto, ritos ou liturgia” também não será permitida.
A empresa continuará a utilizar a sua denominação “Movimento dos Interessados em Sacudir a Sua Alma”, não podendo dispor das iniciais para compor o substantivo em questão.
Fonte: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8978&sid=39
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Para que serve um mosteiro de clausura?
Para que serve um convento de clausura em Ávila? Muitos dos que se aproximam do locutório do Convento de São José, ou de outro convento de clausura, fazem este comentário superficial: "Não seria melhor que estas mulheres servissem os pobres em bairros humildes ou nas missões? Não fariam muito mais curando os enfermos e anciãos? O que fazem aqui dentro, se há tanto para fazer fora, no mundo? Esta vida fechada faz sentido hoje? Podem ser felizes entre as grades, sem nunca sair?".
Fachada do Convento de São José, em Ávila |
Certamente elas podem ser felizes, até muito felizes, segundo o que diz a própria Santa Teresa: "Só mesmo quem passa por isso pode compreender o prazer que temos nessas fundações quando por fim podemos nos enclausurar; não se vive verdadeiramente senão estando outra vez ali". [...]
Testemunho que leva a nos apaixonarmos por nossa vocação
Ao longo de 450 anos, nossa diocese vem se beneficiando com as graças que lhe são concedidas através deste convento. Santa Teresa, ao fundá-lo em estrita clausura, criou um modelo ideal na Igreja para que as pessoas chamadas por Deus ao Carmelo Descalço possam viver uma história apaixonante de silêncio, de oração e de intenso amor a Deus. Certamente o Convento de São José é necessário, como são necessários todos os conventos contemplativos.
O Convento de São José depois de todo esse tempo nos recorda do interior de seus muros, através da vida escondida de suas monjas, o fim para o qual Santa Teresa o fundou: manter a fidelidade à nossa vocação, cada um à que foi chamado por Deus, em todos os tempos, mas de maneira especial em nossa atualidade intensamente secularizada; viver a autêntica missão da Igreja através da oração e do sacrifício de suas vidas.
Para os Carmelitas Descalços dos ramos masculino e feminino, para os sacerdotes, para as pessoas de vida consagrada, o modo de vida inaugurado por Santa Teresa nos leva a nos apaixonarmos por nossa vocação. Seu testemunho silencioso, sua profundidade espiritual, sua santidade de vida nos conduzem à convicção do valor deste caminho de eleição para o seguimento de Cristo, buscando uma maior perfeição como ela viveu nesta casa: "Tendo Deus tantos inimigos e tão poucos amigos, todo o meu desejo era, e ainda é, que estes fossem bons. Decidi-me então a fazer o pouco que podia: seguir os conselhos evangélicos com toda a perfeição". [...]
A oração não é algo destinado a uns poucos
A vida cristã é uma vocação à oração. O ideal da vida consagrada e da vida cristã, que aparece no Caminho de Perfeição e se concretizou na fundação do Convento São José, é a oração.
A oração não é algo destinado a uns poucos privilegiados, mas a todos quantos queremos ser amigos de Deus. Teresa, ao escrever Caminho, no Convento de São José, torna-se a primeira Mestra de oração entre as carmelitas. Uma necessidade do homem atual é a interioridade, recolhermo-nos no centro da alma e encontrarmo-nos conosco mesmos para não nos deixarmos arrastar por qualquer vento de ideologia ou de interesse. Mas um caminho seguro para encontrarmos a nós mesmos é encontrarmo-nos com Deus. [...]
Urge escutar a voz interpelante de Santa Teresa
A fundação de São José nos recorda a necessidade de ser apóstolos num mundo em crise. As Carmelitas Descalças de São José são apóstolos no silêncio de sua cela, de seu claustro. Os tristes acontecimentos da Igreja do tempo de Santa Teresa, aqueles tempos difíceis, as diversas correntes de espiritualidade nem sempre ortodoxas: os cristãos novos, os iluminados, visionários e profetas, a divisão dos cristãos, tudo isso fez com que ela respondesse com grande eficácia e trabalhasse para devolver à Igreja santa seu belo rosto. [...]
Teresa manteve-se sempre na absoluta fidelidade e amor à Igreja, pela qual sofre e dentro da qual aponta seu caminho de santidade e perfeição. Teve consciência da necessidade de abrir-se à expansão missionária da Igreja. Aqui, no novo convento, iniciou-se este apostolado original de Santa Teresa com suas poucas monjas para servir a Igreja. Hoje, imersos num mundo em crise econômica e de valores espirituais e morais, Santa Teresa nos recorda que o momento histórico do século XVI não foi menos convulsionado que o nosso, e que ela foi muito decidida na adversidade.
"A fundação de São José nos recorda a necessidade de ser apóstolos num mundo em crise" |
Nas atuais circunstâncias, envoltos numa cultura oposta aos princípios evangélicos, nestes tempos igualmente adversos em que, na expressão de Santa Teresa, querem lançar a Igreja no chão, parece necessário o espírito apostólico; urge escutar a sua voz interpelante: "Oh, irmãs minhas em Cristo! Ajudai- -me a suplicar isso ao Senhor, pois foi com esse fim que Ele vos reuniu aqui! Essa é a vossa vocação; esses devem ser os vossos cuidados e os vossos desejos; empregai aqui as vossas lágrimas e para isso dirigi vossos pedidos. [...] O mundo está sendo tomado pelo fogo; querem voltar a condenar a Cristo, como se diz, pois levantam mil falsos testemunhos contra Ele, pretendendo derrubar a sua Igreja. [...] Não, minhas irmãs, não é hora de tratar com Deus de coisas pouco importantes".
A Igreja precisa de nós como apóstolos
Queira Santa Teresa contagiar-nos com seu ardor: não é tempo de nos distrairmos com assuntos banais. Conforme o magistério do Concílio Vaticano II, todo cristão é chamado a ser apóstolo: "o católico que não faz apostolado na medida de suas possibilidades deve considerar-se inútil para a Igreja e para si mesmo".
A Igreja precisa de nós como apóstolos em nossa paróquia, nos movimentos apostólicos e em nossa família, no trabalho, com nossas amizades. Sentimos frequentemente a tentação de viver o cristianismo à margem da Igreja: Cristo sim, a Igreja não.
Ora, a mensagem de Santa Teresa é clara: "Considero quão grande é tudo o que a Igreja ordena". Conclama- nos a viver dentro dela e a servi-la por meio da Reforma, até nela morrer: "Bendito seja Deus, pois sou filha da Igreja. Sou filha da Igreja!". Isto nos recorda que não podemos viver o Evangelho conforme os nossos critérios, mas segundo a fé da Igreja: "Crede firmemente no que crê a Santa Mãe Igreja, e estai seguros de irdes por bom caminho".
Santa Teresa e sua pequena comunidade fundada há 450 anos convidam- nos a sentir com a Igreja e a nos comprometermos com ela, dedicando-nos sem descanso às tarefas apostólicas. "Felizes aqueles que servirem a Igreja em tão grande necessidade como a que ela tem agora, e assim terminarem suas vidas!".
(Excertos da Carta Pastoral por ocasião do 450º aniversário da fundação do Convento de São José e da reforma do Carmelo)
(Revista Arautos do Evangelho, Agosto/2012, n. 128, p. 38-39)
terça-feira, 11 de setembro de 2012
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
~Denuncia explosiva contra o ministério da saúde. ABORTO NÃO
Eu quero pedir a vocês que liguem para o Ministério da Saúde, nessa segunda-feira, terça, quarta enfim, daqui para frente e exijam que o Ministro responda aos requerimentos RIC 2380/12 e 2381/12. Digam que o povo sabe o que está acontecendo e que não deixará de se manifestar de forma maciça contra essa manobra baixa do ministério para impor o aborto ao Brasil.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
========================================
MINISTRO DE ESTADO: ALEXANDRE PADILHA
Telefone: 0 xx (61) 3315-2392, 3315-2393
Fax: 0 xx 61 (61) 3224-8747
E-mail: ministro@saude.gov.br
----------------------------------------------------------------
CHEFE DE GABINETE: DRA. ELIANE CRUZ
Telefone: 0 xx (61) 3315-2788
Fax: 0 xx (61) 3315-2680
E-mail: eliane.cruz@saude.gov.br
----------------------------------------------------------------
SECRETÁRIA-EXECUTIVA: DRA. MARCIA AMARAL
Telefones: 0 xx (61) 3315-9260, 0 xx (61) 3315-9262
Fax: 0 xx (61) 3315-2816
E-mail: gabinete.se@gov.br
Para falar com a presidência
CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA
========================================
GLEISI HELENA HOFFMANN, MINISTRA-CHEFE DA CASA CIVIL
Chefe de Gabinete - Carlos Carboni
Secretária do Chefe de Gabinete: Tassiana Carvalho
Telefones: (61) 3411-1573, (61) 3411-1935,
(61) 3411-5866
Fax: (61) 3321-1461
E-mails: casacivil@presidencia.gov.br,
carlos.carboni@presidencia.gov.br,
gabinetecasacivil@presidencia.gov.br,
tassiana.carvalho@presidencia.gov.br
--------------------------------------------------------------
SECRETÁRIO-EXECUTIVO - BETO
VASCONCELOS
Telefone (61) 3411-1034
Fax (61) 3322-3850
E-mail: beto.vasconcelos@presidencia.gov.br
---------------------------------------------------------------
É possível também escrever para a Presidente DILMA ROUSSEFF:
gabinetepessoal@presidencia.gov.br
Fax: 0 xx 61 3411 2222
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Padre Pio Insistiu na Modéstia
Salve Maria Imaculada!
" Os tempos modernos são dominados por Satanás e o serão ainda mais no futuro. O Combate contra o inferno não pode ser conduzidos por homens, mesmo pelos mais sábios. Só a Imaculada recebeu de Deus a promessa da vitória sobre o Demônio. Ela procurando almas que lhe serão totalmente consagradas para se tornarem, entre suas mãos, os instrumentos que vencerão Satanás e estenderão o Reino de Deus sobre o Mundo inteiro."
( São Maximiliano Kolbe)
Certos de que não devemos nos conformar com as coisas deste mundo, venho falar de um assunto que nos preocupa muito nos dias de hoje: A MODÉSTIA CATÓLICA.
No momento em que se celebra a Santa Missa, os céus se abrem e multidões de anjos descem do Paraíso para assistir ao Santo Sacrifício.
Na época dos Hebreus, enquanto se celebravam os sacrifícios da antiga lei, nos quais se oferecia animais, era coisa digna de admiração ver com quanto recolhimento, modéstia e silêncio o povo todo acompanhava. Parecia que o templo estava vazio, pois não se ouvia o menor ruido, nem um sopro.
No momento em que se celebra a Santa Missa, os céus se abrem e multidões de anjos descem do Paraíso para assistir ao Santo Sacrifício.
Na época dos Hebreus, enquanto se celebravam os sacrifícios da antiga lei, nos quais se oferecia animais, era coisa digna de admiração ver com quanto recolhimento, modéstia e silêncio o povo todo acompanhava. Parecia que o templo estava vazio, pois não se ouvia o menor ruido, nem um sopro.
Com isso, fica a pergunta. Se havia tanto respeito e veneração, que era somente uma sombra da figura do nosso, com que zelo, respeito e devoção não deveríamos ter na Santa Missa na qual o próprio Cordeiro Imolado é o Verbo de Deus, nosso Senhor Jesus que se imola por nós?
O Santo Padre Pio deve ter tido uma grande consciência dos perigos da falta de modéstia para nossas almas imortais, e dos perigos da tentação para o nosso próximo.
" Que as modas do mundo não sejam o modelo de nosso Vestuário, mas sim a Virgem Maria e os Santos."
Que nós possamos com o exemplo de Padre Pio, ter um zelo e um amor a casa de Deus e ao nosso próximo, lembrando de nos tornamos participantes do pecado do nosso irmãos, se somos, por nossa falta de pudor a ocasião que o faz pecar.
Que possamos desejar a cada dia, a piedade, a modéstia, o zelo e o Amor da Santíssima Virgem Maria, Ela que é merecedora de todas as honras no Céu por todo amor que submeteu a Deus.
" A igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu na cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos."
Se nós entendêssemos qual Grande é o Mistério da Santa Missa Morreríamos de Amor!
Durante Todos esses anos, grandes homens e mulheres, morreram na defesa do pudor e da Modéstia.
Mas dentre muitos quero falar de São Padre Pio, que ainda na sua época, onde mulheres e homens se vestiam com decoro, já se preocupava em ensinar o valor da Modéstia e dos bons costumes.
Padre Pio não tolerava vestidos curtos, grandes decotes e saias justas. A cada ano a sua severidade aumentava. Ele teimosamente as mandava embora de seu confessionário, mesmo antes de pôr o pé dentro, se julgasse que elas estavam indevidamente vestidas. Em algumas manhãs, ele expulsou uma após outra, até que acabou por ouvir muito poucas confissões. Seus irmãos,então, colocaram uma placa na porta da igreja que dizia:
" Por desejo explícito de Padre Pio, a mulher deve entrar no confessionário vestindo saias pelo menos 20 centímetros abaixo do joelho."
Evitemos o menor risco de ofender a Deus nesta área ou de ser uma ocasião para nosso vizinho. Que as modas do mundo não sejam modelos para nosso vestuário, mas sim a VIRGEM MARIA e os SANTOS. Vamos seguir os padrões de recato no vestuário e recordar as palavras de Nossa Senhora a Jacinta Marto, em Fátima:
" Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne. Hão de vir muitas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor... As pessoas que servem a Deus não devem andar na moda. A Igreja não tem modas, Nosso Senhor é sempre o mesmo."
Citação de uma das cartas de Padre Pio:
"Há, além disso, três virtudes que aperfeiçoam a pessoa devota no que diz respeito ao controle dos seus próprios sentidos. Estas são: a modéstia, a continência e a Castidade. Em virtude da MODÉSTIA a pessoa devota governa todos os seus atos exteriores. Com razão, então, São Paulo recomendou esta virtude a todos e declarou como NECESSÁRIA, e como se isso não bastasse, ele considera que essa virtude deveria ser óbvia para todos. Pela continência a alma exercita a retenção de todos os sentidos: visão, tato, paladar, olfato, e audição. Pela CASTIDADE, uma virtude que enobrece a nossa natureza e faz com que seja semelhante à dos Anjos, nós suprimimos a nossa sensualidade e a afastamos dos prazeres proibidos.
Este é o retrato magnifico da perfeição Cristã. Feliz aquele que possui estas belas virtudes, todas elas frutos do Espirito Santo que habita dentro dele. Essa alma não tem nada a temer e brilhará no mundo como o Sol no Céu."
Mas dentre muitos quero falar de São Padre Pio, que ainda na sua época, onde mulheres e homens se vestiam com decoro, já se preocupava em ensinar o valor da Modéstia e dos bons costumes.
Padre Pio não tolerava vestidos curtos, grandes decotes e saias justas. A cada ano a sua severidade aumentava. Ele teimosamente as mandava embora de seu confessionário, mesmo antes de pôr o pé dentro, se julgasse que elas estavam indevidamente vestidas. Em algumas manhãs, ele expulsou uma após outra, até que acabou por ouvir muito poucas confissões. Seus irmãos,então, colocaram uma placa na porta da igreja que dizia:
" Por desejo explícito de Padre Pio, a mulher deve entrar no confessionário vestindo saias pelo menos 20 centímetros abaixo do joelho."
Evitemos o menor risco de ofender a Deus nesta área ou de ser uma ocasião para nosso vizinho. Que as modas do mundo não sejam modelos para nosso vestuário, mas sim a VIRGEM MARIA e os SANTOS. Vamos seguir os padrões de recato no vestuário e recordar as palavras de Nossa Senhora a Jacinta Marto, em Fátima:
" Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne. Hão de vir muitas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor... As pessoas que servem a Deus não devem andar na moda. A Igreja não tem modas, Nosso Senhor é sempre o mesmo."
Citação de uma das cartas de Padre Pio:
"Há, além disso, três virtudes que aperfeiçoam a pessoa devota no que diz respeito ao controle dos seus próprios sentidos. Estas são: a modéstia, a continência e a Castidade. Em virtude da MODÉSTIA a pessoa devota governa todos os seus atos exteriores. Com razão, então, São Paulo recomendou esta virtude a todos e declarou como NECESSÁRIA, e como se isso não bastasse, ele considera que essa virtude deveria ser óbvia para todos. Pela continência a alma exercita a retenção de todos os sentidos: visão, tato, paladar, olfato, e audição. Pela CASTIDADE, uma virtude que enobrece a nossa natureza e faz com que seja semelhante à dos Anjos, nós suprimimos a nossa sensualidade e a afastamos dos prazeres proibidos.
Este é o retrato magnifico da perfeição Cristã. Feliz aquele que possui estas belas virtudes, todas elas frutos do Espirito Santo que habita dentro dele. Essa alma não tem nada a temer e brilhará no mundo como o Sol no Céu."
O Santo Padre Pio deve ter tido uma grande consciência dos perigos da falta de modéstia para nossas almas imortais, e dos perigos da tentação para o nosso próximo.
" Que as modas do mundo não sejam o modelo de nosso Vestuário, mas sim a Virgem Maria e os Santos."
Que nós possamos com o exemplo de Padre Pio, ter um zelo e um amor a casa de Deus e ao nosso próximo, lembrando de nos tornamos participantes do pecado do nosso irmãos, se somos, por nossa falta de pudor a ocasião que o faz pecar.
Que possamos desejar a cada dia, a piedade, a modéstia, o zelo e o Amor da Santíssima Virgem Maria, Ela que é merecedora de todas as honras no Céu por todo amor que submeteu a Deus.
" A igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu na cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos."
( Padre Pio)
Nem mesmo os homens saíam ilesos da cruzada de Padre Pio pela decência no vestir. Para um homem que tinha entrado para se confessar com ele usando uma camisa sem mangas, chamou com uma firmeza que não admitia réplicas: " Vá-se, ou você alonga as mangas ou corta os braços."
"Eu quero que todos vós, meus queridos filhos espirituais, combatais com o exemplo e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará convosco e irá salvar-vos,
As mulheres que procuram as vaidades do vestuário nunca poderão vestir a vida de Jesus Cristo, perdem cada um dos ornamentos da alma, logo que esse ídolo entra em seus corações. Cuidado com qualquer vaidade em vossas roupas, porque o Senhor permite a queda dessas almas por causa dessa vaidade."
------------------------
------------------------
Que essa postagem possa concorrer para o triunfo de Nossa Senhora, arrancando almas às garras dp demônio e as auxiliando a obter a eterna bem- aventurança. Assim Seja.
Joyce Católica Mariana
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Criada a união dos juristas Católicos
Foi criada ontem, 20, a União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP), composta por professores, magistrados, advogados e integrantes do Ministério Público de São Paulo. A apresentação do estatuto da entidade, bem como a nomeação e posse da diretoria aconteceram na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim Paulista, zona oeste da capital. A UJUCASP nasce com o propósito de contribuir na atividade judiciária, legislativa e administrativa, ocupando-se das questões do mundo contemporâneo, sob a ótica dos princípios da ética católica. A união dos juristas é um desejo antigo do arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, que há tempos vem se empenhando nesse sentido e agora sua vontade se torna realidade.
“Havia, faz tempo, o desejo de se criar essa união e o convite foi feito a diversas pessoas. Finalmente, aconteceu e o grupo se reuniu para fazer o esboço daquilo que seria o estatuto; foi feito também o convite a um grupo de juristas e militante do direito para participarem da assembleia de fundação, para que tivéssemos, aqui em São Paulo, uma União dos Juristas Católicos, como já existe em vários outros lugares”, confirmou dom Odilo.
A diretora da união está assim composta: diretor-presidente: Ives Gandra da Silva Martins; diretor-vice-presidente: Paulo de Barros Carvalho; diretora-secretária: Ana Paula de Albuquerque Grillo; diretor-tesoureiro: Nelson Nery Junior. Integram o Conselho Consultivo: Antônio Carlos Malheiros, Fátima Fernandes Rodrigues, Dirceu de Mello, Luiz Gonzaga Bertelli, Milton Paulo de Carvalho, Ricardo Mariz de Oliveira, e, como assistente eclesiástico, padre José Rodolpho Perazzolo. São considerados associados fundadores aqueles inicialmente convidados pelo cardeal Scherer e presentes na assembleia de criação da Ujucasp e que assinaram a ata de presença.
Ao apresentar o estatuto da UJUCASP, padre Rodolpho explicou que ela tem na União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro a sua coluna dorsal e será filiada à Union Internacionale de Juristes Catholiques, com sede em Roma. A sede da UJUCASP será na rua João Ramalho, 182, nas Perdizes, zona oeste da capital Paulista.
(Leia mais na próxima edição do O SÃO PAULO)
Fonte: cleofás, arquidiocese de São Paulo
Retirado de:http://sinaldaalianca.blogspot.com.br/2012/08/criada-uniao-dos-juristas-catolicos-foi.html?spref=fb
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
A banalização do dom da vida: Descobertos mais de 200 fetos em barris em uma mata.
Fonte: TVI 24
Os habitantes da região sul dos Urais( Rússia) tropeçaram numa descoberta macabra.
Na floresta local foram descobertos quatro barris com 248 fetos humanos, informa a AFP. As autoridades estão já a investigar a origem do mistério.
A polícia da região de Sverdlovsk já veio esclarecer que os fetos estavam conservados em formol e foram mantidos em barris marcados com apelidos e números.
Os fetos foram encontrados alguns quilómetros de distância de uma estrada que liga a capital da região, Yekaterinburg, com outra grande cidade, Nizhny Tagil. A polícia acredita que podem ter vindo de quatro hospitais locais e iniciaram uma investigação.
O Ministério da Saúde disse que ordenou uma inspeção aos hospitais locais para evitar que estes incidentes voltem a ocorrer.
«A violação grosseira da ética médica causa indignação», disse o ministério num comunicado. «É inadmissível tanto do ponto de vista moral e legal».
A Igreja Ortodoxa Russa usou o incidente para enfatizar a sua oposição contra o aborto. O porta-voz Vladimir Legoida disse em comunicado se trata da «degradação da nossa sociedade».
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/30886-a-vida-banalizadadescobertos-mais-de-200-fetos-em-barris-numa-floresta
Vaticano: Divorciados que voltam a casar devem ir a Missa e comungar espiritualmente
Dom Jean Laffitte
Em uma entrevista concedida ao grupo ACI no dia 25 de julho em Roma, Dom Laffitte assinalou, que as pessoas divorciadas que voltaram a casar, embora não possam receber a comunhão eucarística "continuam estando plenamente dentro da Igreja" e "sempre podem ter uma comunhão espiritual frutífera".
Ao lembrar a Exortação Apostólica do Beato João Paulo II, Familiaris Consortio, o Prelado explicou que existe uma diferença entre a comunhão espiritual e a comunhão eucarística, que afirma que sem a primeira, não pode existir a segunda.
Neste sentido, Dom Laffitte indicou que a comunhão espiritual é a forma em que a pessoa se une pessoalmente a Cristo no momento da redenção do Santo Sacrifício, para assim, depois, receber a comunhão eucarística.
Nesta perspectiva, "as pessoas que por alguma razão não podem receber a Santa Comunhão, sempre podem ter uma comunhão espiritual frutífera", remarcou.
"Isto não é uma disciplina inventada pela Igreja" e, portanto, no matrimônio, "os cônjuges fazem um pacto com Deus, e Deus faz um pacto com eles", que cria um sacramento indissolúvel. Uma segunda união "o converteria em algo contraditório e contrário ao sacramental".
Finalmente, Dom Laffite explicou, que para a comunhão é necessário preparar o coração para receber ao Senhor, e deste modo, quando os divorciados que voltaram a casar deixam de comungar, "dão muito mais honra ao Senhor com seu sacrifício e oferecendo-se eles mesmos, através da dor que têm nos seus corações, no sacramento da Eucaristia".
"Eles sofrem por isso, mas, há mais honra dada pelo corpo de Cristo nesta situação, que quando os batizados vão de maneira superficial e às vezes, de maneira pouco digna, a receber a Comunhão, seja qual seja o estado de suas almas", concluiu.
Os divorciados que voltam a casar e o sacramento da Comunhão
A Congregação da Doutrina para a Fé expressou na sua carta a todos os bispos do mundo de outubro de 1994, que uma pessoa divorciada que volta a casar não pode participar da Comunhão, porque o matrimônio "é a imagem da relação entre Cristo e a sua Igreja".
Nesse aspecto, a Igreja explica que os divorciados que voltam a casar sem um decreto de nulidade para o primeiro matrimônio, encontram-se em uma relação de adultério que não lhes permite arrepender-se honestamente, para receber a absolvição de seus pecados e, por conseguinte, a Santa Comunhão.
Neste contexto, para aproximar-se dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, devem resolver a irregularidade matrimonial pelo Tribunal dos Processos Matrimoniais ou outros procedimentos que se aplicam aos matrimônios dos não batizados, se for o caso.
Ao respeito o Beato João Paulo II assinala que "a Igreja deseja que estes casais participem da vida da Igreja até onde lhes seja possível (e esta participação na Missa, adoração Eucarística, devoções e outros serão de grande ajuda espiritual para eles) enquanto trabalham para obter a completa participação sacramental".
Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=23962
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Aguardo com esperança a JMJ Rio 2013, afirma Bento XVI
VATICANO, 29 Jul. 12 / 04:56 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em suas palavras posteriores à oração do Ângelus, o Papa Bento XVI recordou a todos os jovens do mundo que dentro de um ano tem um encontro marcado entre os dias 23 e 28 julho de 2013 no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que terá lugar no Rio de Janeiro.
O Santo Padre assinalou que dentro de um ano, precisamente neste período, será celebrada a JMJ na cidade do Rio do Janeiro, no Brasil. “Trata-se de uma preciosa ocasião para tantos jovens experimentarem a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e viverem a fé”.
Na presença dos peregrinos presentes em Castelgandolfo Bento XVI afirmou: “Aguardo com esperança este evento, e desejo animar e dar as graças aos organizadores, especialmente à Arquidiocese do Rio do Janeiro, por seu compromisso na preparação com vivacidade a acolhida de quão jovens de todo o mundo tomarão parte neste encontro eclesial tão importante”.
Este fim de semana se realiza o maior evento pré-JMJ realizado até o momento no Brasil. Trata-se do Encontro “Preparai o Caminho”, que reuniu milhares de jovens no estádio do Maracanãzinho entre os dias 27 e 29 de julho.
O programa do evento se caracterizou pelas celebrações eucarísticas com a participação do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e de Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB. O evento foi marcado pelos concertos, conferências e o lançamento de uma campanha de arrecadação de fundos para a JMJ.
Para mais informações sobre a campanha de doação e como ajudar, visite:
http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/426/dom-orani-lanca-campanha-de-doacao-para-a-jmj-rio2013
Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=23956
Católico, está te faltando alguma coisa para sair da Igreja?
Em dias em que se comentam e espalham notícias da redução do número de “fiéis” da Igreja Católica aqui no Brasil, me veio a mente um trecho da homilia da Missa de Pentecostes 2012, do Padre Moacir Anastácio (Brasília). Este trecho ao qual separei em video e publico logo abaixo, Padre Moacir vai perguntar aos católicos se está faltando algo para eles. Confiram a resposta.
Nós católicos temos tudo. Algo que sempre costumo dizer, que o mau da mudança de religião – no caso abandonar a Igreja de Jesus Cristo – é por causa da heresia de querer fazer parte de uma igreja em que “eu me encontre”; enquanto na verdade, devemos estar em uma igreja em que eu encontre Jesus Cristo, a Verdade. E essa Igreja é a Igreja Católica Apostólica Romana. Só nela Jesus está verdadeiramente presente na Eucaristia, temos a tradição, as Sagradas Escrituras – e não somente parte delas -, temos Nossa Senhora como nossa Mãe, temos a Confissão para perdoar nossos pecados. Aliás, temos todos os sacramentos. E sem querer ser orgulhoso, somente na Igreja Católica Apostólica Romana é onde se encontra o ensinamento fiel e incorrupto de Jesus. Se você quer ser fiel a Deus, seja fiel a Igreja Católica.
Se você é protestante, e duvida que a Igreja Católica é a única criada e fundada por Jesus Cristo, aconselho-te a fazer um estudo aprofundado e sério que descobrirás a verdade. E como deve saber: “conhecereis a verdade e a verdade vos livrará” (cf. João 8,32). De antemão posso fazer você pensar em algo pra tentar descobrir se a denominação que você participa é ou não Igreja de Jesus Cristo: Quem a fundou? (Se a resposta for você, um parente, um amigo, ou qualquer outra pessoa que não seja Jesus Cristo, esta não é a Igreja fundada por Jesus Cristo!) Ela tem sucessão apostólica? Ou seja, a fé foi ensinada pelos apóstolos? Para adquirir essa resposta é muito simples, veja quem são os superiores de sua denominação (ou no caso você – se for fundador e/ou superior) e veja de quem ele recebeu a fé. E de quem essa pessoa que lhe passou a fé recebeu a mesma fé, e assim sucessivamente... Chegaram a Jesus? Creio que se tratando de protestantes muitos esbarrem em Lutero como raiz dessa árvore genealógica. E Lutero antes de apostatar da fé era de que religião? Opa, chegamos a Igreja Católica, certo? E essa Igreja, tomemos os nossos Bispos como exemplo: De quem receberam a fé? E estes de quem receberam? Se você estudar com sinceridade, com toda certeza chegaram a Pedro, Paulo, Tiago, Simão, e todos os outros apóstolos. E estes apóstolos receberam a fé do próprio Jesus. E como disse Jesus: “Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco TODOS OS DIAS, ATÉ O FIM DO MUNDO”.(Mateus 28,20) Como vêem, Jesus fala pro colégio dos Bispos (Apóstolos) que ensinem o que Cristo ensinou, e que estaria Ele (Jesus) com eles (Igreja) todos os dias até o fim do mundo. Opa, então Jesus teria descumprido sua palavra de que “o céu e a terra passariam, mas sua palavra não passaria” (cf. Mateus 24,35)? Alguém está errado nessa história: ou Jesus Cristo é um mentiroso; ou então, estava equivocado Lutero e os seus seguidores atuais que dizem que ele foi erguido por Deus para reconstruir Sua igreja. Como se a Igreja fosse corruptível. Sendo que, o próprio Cristo, outra vez disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja (cf. Mateus 16,18-19). Eu prefiro acreditar em Jesus Cristo, que não é falho.
Muitos dizem que a Igreja somos nós para negar a autoridade e autenticidade da Igreja Católica. Sim, a Igreja somos nós. Somos membros desta Igreja, sendo Cristo a cabeça. E assim, dizem que Deus não tem religião (cuidado se você é católico e compactua com este ensinamento até certo ponto herético, leia o que diz a Igreja e seus documentos a respeito). E assim, julgam não obedecer a homens, porque estes são falhos. E usam os lamentáveis casos de pedofilia contra a Igreja. Porém, esquecem-se que a Igreja é quem não erra, e não eu. Quer um exemplo prático e Bíblico? Judas Iscariotes também foi padre – uma vez que estava na Santa Ceia, que foi onde Cristo instituiu a Eucaristia o sacerdócio -, ou seja: desde o primeiro colégio de Bispos teve um corrupto. E nem por isso vi nenhum protestante negando os ensinamentos dos outros apóstolos nas cartas bíblicas pelo fato de um dos apóstolos terem se corrompido. A Igreja somos nós? Quando eu peco e erro, porque não usam da mesma maneira que quando acontece com um padre? Ou pior: se a Igreja de Cristo é apenas o povo - protestantes julgando eles mesmo em diversas denominações e ensinamentos diversos ser a Igreja – porque não largam a Igreja quando ele mesmo comete pecado, ou quando um pastor protestante é acusado do mesmo escândalo de pedofilia. Ou mesmo porque não viram ateus e atacam a heresia protestante pela Inquisição protestante – Essa, aliás, sendo a única que chegou a terra brasileiras. (Leiam sobre os mártires do Rio Grande do Norte, por exemplo).
Enfim, fazendo parte da Igreja que é Pentecostal pelo fato de ter nascido em Pentecostes, nossa missão é sair nos quatro cantos do mundo e anunciar o Evangelho. Por isso o número de católicos no Brasil diminuiu. Por que aqui tinha – e ainda tem – pessoas acomodadas que não dão a cara a tapa. Mas, as pesquisas últimas mostram um lado bom: os católicos de IBGE estão diminuindo. Os mornos gelaram e assim são assumidos de uma vez contrários aos ensinamentos da Igreja – melhor que fingir ser católico enquanto não pisa em uma Paróquia há tempos. Ou mesmo aqueles que freqüentam, mas são desobedientes aos ensinamentos querendo seguir suas próprias leis -. Católico que é católico, tem que ser quente no Espírito Santo, para não ser vomitado e queimar no quinto dos infernos. (Se você se escandalizou por eu falar de forma dura, imagine se acontecer de você ser condenado por omissão, covardia, mornidão, enfim, por negar a Santa Igreja: “Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te.”[Apocalipse 3,15-16] Como vêem, é a linguagem do Senhor que é dura, eu apenas a transmito neste blog e onde o Senhor me manda.)
Termino com as palavras de Cristo ao pronunciar as palavras de fundação da Igreja Católica Apostólica Romana, dando a São Pedro a nobre função de Papa: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja; as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:tudo o que ligares na terra será ligado nos céus. E tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16,18-19)
Fonte: http://catolicoargrade.blogspot.com/2012/07/catolico-esta-te-faltando-alguma-coisa.html
Senzala da Imaculada
Na criação do homem, Deus em sua divina misericórdia e sabedoria, coloca em cada um de nós uma identificação particular, também conhecida como vocação.E se identificando com o carisma mariano, surge este novo movimento de evangelização chamado Senzala da Imaculada, que tem como objetivo ganhar o mundo para Cristo através da Imaculada.
Nós como uma equipe missionária, temos a missão de servos a voz e a presença de Cristo naquele que não conhece a Deus. Fincados na pregação, mas também na alegria de mostrar ao mundo que quem se consagra a Virgem Maria não tem uma vida infeliz. Pode não ter uma vida fácil, mas infeliz jamais.
Desejosos de gastar a nossa vida pelo Reino de Deus, nos entregamos de corpo e alma nas mãos de Nossa Senhora. Que Ela seja a Rainha, a Soberana e a Senhora desta senzala, onde estão os piores escravos que Ela poderia ter. Mas, que são desejosos de, pela graça de Deus, ser os mais fiéis. Pois a fidelidade é o caminho da salvação. É sendo fiel que é manifestado a glória de Deus. Nós seremos a glória de Deus na terra; não porque seremos “gloriosos” e exaltados; mas sim porque mesmo humilhados somos chamados a ser fiéis a Deus e a Santa Igreja. Aí consiste em manifestar a glória de Deus.
Fazer a vontade de Deus deve ser o objetivo de todos da Senzala da Imaculada. Por isso, faz-se necessário uma vida de oração diária, e entrar na via de intimidade com Deus. Devemos reconhecer a voz do pastor. E só reconheceremos na vida de oração diária, e, se possível for, adoração ao Santíssimo Sacramento quantas vezes puder. As palavras de Nossa Senhora devem permanecer gravadas em nosso coração: “Fazei o que ele vos disser”(Jo 2,5); pois somente fazendo o que Cristo nos ordena, é que se manifestará a glória de Deus, e assim, todos crêem. É o que nos garante a Palavra de Deus: “Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”(Jo 2,11). E é por isso que agimos com Maria, por Maria e em Maria; pois os discípulos creram em Jesus depois que a Virgem Maria intercedeu pelo milagre. Da mesma forma, essa geração incrédula e pecadora só se dobrará em adoração diante de Jesus Sacramentado se estivermos unidos ao Imaculado Coração de Maria.
Vivíamos acorrentados no pecado. Hoje a nossa corrente é presa na Puríssima Virgem Maria. Sendo assim, somos presos na Verdade que é Deus, pelas mãos de Maria. Fazendo-nos assim, ter a necessidade de sermos 100% fiéis e obedientes a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. O poder de ligar e desligar foi dado a Igreja (e na pessoa do Papa), a Senzala da Imaculada (assim como também todos os católicos de verdade) tem a obrigação de obedecer e por em prática. Quem segue a Igreja não erra.
E, para concluir, éramos do quilombo de satanás, pois vivíamos no pecado. Mas, sentindo o chamado da Virgem Aparecida, hoje somos escravos de Nossa Senhora da Senzala da Imaculada. E essa Senzala, é de amor. Ser escravo da Virgem Maria é a verdadeira liberdade.
Salve Maria!
Assinar:
Postagens (Atom)