quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Padre Pio Insistiu na Modéstia

Salve Maria Imaculada!



" Os tempos modernos são dominados por Satanás e o serão ainda mais no futuro. O Combate contra o inferno não pode ser conduzidos por homens, mesmo pelos mais sábios. Só a Imaculada recebeu de Deus a promessa da vitória sobre o Demônio. Ela procurando almas que lhe serão totalmente consagradas para se tornarem, entre suas mãos, os instrumentos que vencerão Satanás e estenderão o Reino de Deus sobre o Mundo inteiro."

 ( São Maximiliano Kolbe)

Certos de que não devemos nos conformar com as coisas deste mundo, venho falar de um assunto que nos preocupa muito nos dias de hoje: A MODÉSTIA CATÓLICA.
 No momento em que se celebra a Santa Missa, os céus se abrem e multidões de anjos descem do Paraíso para assistir ao Santo Sacrifício.
Na época dos Hebreus, enquanto se celebravam os sacrifícios da antiga lei, nos quais se oferecia animais, era coisa digna de admiração ver com quanto recolhimento, modéstia e silêncio o povo todo acompanhava. Parecia que o templo estava vazio, pois não se ouvia o menor ruido, nem um sopro.
Com isso, fica a pergunta. Se havia tanto respeito e veneração, que era somente uma sombra da figura do nosso, com que zelo, respeito e devoção não deveríamos ter na Santa Missa na qual o próprio Cordeiro Imolado é o Verbo de Deus, nosso Senhor Jesus que se imola por nós?
Se nós entendêssemos qual Grande é o Mistério da Santa Missa Morreríamos de Amor!

Durante Todos esses anos, grandes homens e mulheres, morreram na defesa do pudor e da Modéstia.
Mas dentre muitos quero falar de São Padre Pio, que ainda na sua época, onde mulheres e homens se vestiam com decoro, já se preocupava em ensinar o valor da Modéstia e dos bons costumes.

Padre Pio não tolerava vestidos curtos, grandes decotes e saias justas. A cada ano a sua severidade aumentava. Ele teimosamente as mandava embora de seu confessionário, mesmo antes de pôr o pé dentro, se julgasse que elas estavam indevidamente vestidas. Em algumas manhãs, ele expulsou uma após outra, até que acabou por ouvir muito poucas confissões.  Seus irmãos,então, colocaram uma placa na porta da igreja que dizia:
" Por desejo explícito de Padre Pio, a mulher deve entrar no confessionário vestindo saias pelo menos 20 centímetros abaixo do joelho."
Evitemos o menor risco de ofender a Deus nesta área ou de ser uma ocasião para nosso vizinho. Que as modas do mundo não sejam modelos para nosso vestuário, mas sim a VIRGEM MARIA e os SANTOS. Vamos seguir os padrões de recato no vestuário e recordar as palavras de Nossa Senhora a Jacinta Marto, em Fátima:
" Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne. Hão de vir muitas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor... As pessoas que servem a Deus não devem andar na moda. A Igreja não tem modas, Nosso Senhor é sempre o mesmo."

Citação de uma das cartas de Padre Pio:
"Há, além disso, três virtudes que aperfeiçoam a pessoa devota no que diz respeito ao controle dos seus próprios sentidos. Estas são: a modéstia, a continência e a Castidade. Em virtude da MODÉSTIA a pessoa devota governa todos os seus atos exteriores. Com razão, então, São Paulo recomendou esta virtude a todos e declarou como NECESSÁRIA, e como se isso não bastasse, ele considera que essa virtude deveria ser óbvia para todos. Pela continência a alma exercita a retenção de todos os sentidos: visão, tato, paladar, olfato, e audição. Pela CASTIDADE, uma virtude que enobrece a nossa natureza e faz com que seja semelhante à dos Anjos, nós suprimimos a nossa sensualidade e a afastamos dos prazeres proibidos.
Este é o retrato magnifico da perfeição Cristã. Feliz aquele que possui estas belas virtudes, todas elas frutos do Espirito Santo que habita dentro dele. Essa alma não tem nada a temer e brilhará no mundo como o Sol no Céu."

O Santo Padre Pio deve ter tido uma grande consciência dos perigos da falta de modéstia para nossas almas imortais, e dos perigos da tentação para o nosso próximo.
" Que as modas do mundo não sejam o modelo de nosso Vestuário, mas sim a Virgem Maria e os Santos."
 Que nós possamos com o exemplo de Padre Pio, ter um zelo e um amor a casa de Deus e ao nosso próximo, lembrando de nos tornamos participantes do pecado do nosso irmãos, se somos, por nossa falta de pudor a ocasião que o faz pecar.
Que possamos desejar a cada dia, a piedade, a modéstia, o zelo e o Amor da Santíssima Virgem Maria, Ela que é merecedora de todas as honras no Céu por todo amor que submeteu a Deus.

" A igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu na cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos."
( Padre Pio)

Nem mesmo os homens saíam ilesos da cruzada de Padre Pio  pela decência no vestir. Para um homem que tinha entrado para se confessar  com ele usando uma camisa sem mangas, chamou com uma firmeza que não admitia réplicas: " Vá-se, ou você alonga as mangas ou corta os braços."

"Eu quero que todos vós, meus queridos filhos espirituais, combatais com o exemplo e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará convosco e irá salvar-vos,

As mulheres que procuram as vaidades do vestuário nunca poderão vestir a vida de Jesus Cristo, perdem cada um dos ornamentos da alma, logo que esse ídolo entra em seus corações. Cuidado com qualquer vaidade em vossas roupas, porque o Senhor permite a queda dessas almas por causa dessa vaidade."

------------------------
Que essa postagem possa concorrer para o triunfo de Nossa Senhora, arrancando almas às garras dp demônio e as auxiliando a obter a eterna bem- aventurança. Assim Seja.

Joyce Católica Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário