quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Moda e Modéstia



    Vós que piedosamente vestis o Altar e o sacrário nunca deveis esquecer que carregais Deus dentro de vós pela habitação da graça em vossas almas. Essa presença divina faz não só vossas almas, mas também vossos corpos, templos sagrados. O apóstolo Paulo escrevei na sua primeira epístola aos coríntios :
" Não sabeis que vossos corpos são membros de Deus?" Certamente vós sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós. E que Ele é dom de Deus para vó, de forma que vós já não vos pertenceis." [I Cor 6,15-19]
     A consciência da habitação divina, da nossa incorporação em Cristo, tem através dos séculos desenvolvido um respeito religioso para com o corpo em povos dóceis ao espirito do Evangelho. Esse respeito se manifesta no adorno da pessoa humana, no comportamento e na atitude, na fala sabiamente regulamentada e cuidadosamente medida: em uma palavra, modéstia. O mesmo apóstolo, nos primeiros anos da Igreja, desejava que as mulheres usassem o véu nas funções sagradas, e de novo para os Coríntios escreveu:
" Julgai vós mesmos: é decente que ma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu? No entanto, para a mulher é glória ter longa cabeleira, porque os cabelos lhe foram dados como véu." [ I Cor 11,13-15]
     Assim como a natureza colocou em cada criatura o instinto de autopreservação no que diz respeito à vida da criatura e da integridade dos seus membros, assim, consciência e graça, que não destroem a natureza, mas a aperfeiçoam, colocam na alma, por assim dizer, um sentido que se torna vigilante contra os perigos que ameaçam a pureza. Essa é uma  característica especialmente da Jovem Cristã.
     Moda e modéstia devem andar de mãos dadas como duas irmãs, porque ambas as palavras têm a mesma etimologia: elas derivam do latim "modus", significando a medida certa, e qualquer desvio em uma direção ou outra é considerada não reta, não razoável [ Horace Sermones,I,1,106-107]. Mas a modéstia não é algo apartado da moda.  Muitas mulheres, como pobres, todas criaturas, que perdem  instinto de autopreservação e a ideia de perigo, e então jogam-se em incêndios e rios, têm esquecido a modéstia cristã por causa da vaidade e da ambição: caem miseravelmente em perigos que podem significar a morte da sua pureza.
Elas entregam-se à tirania da moda, mesmo que a moda seja indecente, de forma a não perceber nem mesmo suspeitarem que isso é inconveniente. Elas perdem o próprio conceito de perigo: elas perderam o instinto de modéstia.
    Ajudar essas mulheres infelizes a conhecer suas obrigações morais será o vosso apostolado, a vossa cruzada pelo mundo: " Seja a vossa modéstia conhecida de todos os homens."
 [ Fil 4,5 N.T. No original " modéstia vestra nota sit omnibus hominibus Dominus prope".]

     Exemplo:
Bem simples, ensina-las que antes de colocardes um vestido, vós deveis vos perguntar o que Jesus Cristo iria pensar disso.
Antes de aceitar qualquer convite, pensar se o vosso invisível guardião celestial poderá acompanhar-vos, sem cobrir seus olhos com suas asas: eles vão dizer-vos quais teatros, quais companhias, quais prias evitar; eles vão mostrar-vos como uma moça pode ser moderna, culta, esportiva, cheia de graça, naturalidade e distinção  sem ceder a todas as vulgaridades de uma moda doentia, mas preservando uma aparência que não tem artificialidades, assim como a alma que essa aparência reflete, um semblante sem sombra, quer interior, mas sempre reservado, sincero e franco.
Recomenda-te , acima de tudo, rezar para a corajosa e ativa defesa de vossa pureza. Recomenda-te especialmente a devoção à Eucaristia e à Virgem Maria Imaculada, a quem vós estais consagradas.
     Na Eucaristia vós encontrais a Deus, a pureza em si, porque Ele é infinitamente perfeito. Quando Ele se entrega a vós, - agrada-vos permitir as palavras do profeta - " O Trigo dará vigor aos Jovens, e o vinho às donzelas" [ Zac 9,26]. Nosso Senhor, " que é uma efusão da luz eterna, um espelho sem mácula".[Sab 7,26]
criatura se aproxima de Deus, mais se une à Ele, mais pura se torna e mais ela deseja a pureza, mais ela tende para Aquele que é o Ser puro.
    Quando o Verbo desejou torna-se carne e nascer de uma mulher, colocou o seu olhar sobre o mais perfeito ideal de suas criaturas: uma moça na graça de sua virgindade. Quando essa graça foi unida por um milagre singular à graça da maternidade divina, sua beleza era tão sublime, que os artistas, poetas, santos aspiravam ardentemente, mas sempre em vão, dar-lhe expressão adequada.A piedade dos fiéis a coroou como um diadema de um milhar de jóias. Mas de todos esses títulos de glória, um é praticamente coroa a ela, e descreve a sua perfeição: a Virgem.
    Que essa Virgem das Virgens, Maria, Rainha do Santo Rosário, seja o vosso modelo e vossa força durante toda a vossa vida como jovens mulheres católicas e, especialmente, na vossa luta pela Pureza.

( Textos sobre Modéstia )

SALVE MARIA IMACULADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário